ÉDOUARD CLAPARÈDEUm pioneiro da psicologia infantil
O cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento.
"Façamos por que as atividades que reclamamos da criança sejam mais do círculo de suas preocupações naturais. A criança é um ser feito para brincar. O jogo, eis aí o artifício.que a natureza encontrou para levar a criança a empregar uma atividade considerável, atividade útil a seu desenvolvimento físico e mental. (...) fazer de seus instintos naturais aliados e, não, inimigos. E, para isso, não separemos a instrução da ação.Não esqueçamos que a inteligência, a atenção não passam de instrumentos destinados a preparar a ação; é essa função própria. (...) Habituando a criança a trabalhar somente sob ordens e sem que se lhe tenha feito compreender a significação de seu trabalho, sem que se lhe tenha adquirido o consentimento interior para o esforço q
ue dela se reclama, sem que se tenha estabelecido em seu espírito um laço racional ou afetivo entre esse esforço e certo fim que ela deseje atingir, dissociamos as engrenagens cuja união é indispensável ao bom funcionamento da máquina humana, fazemos da criança um autômato que sabe, talvez, obedecer, mas já não sabe querer." (Claparède, 1958, p. 138).
ue dela se reclama, sem que se tenha estabelecido em seu espírito um laço racional ou afetivo entre esse esforço e certo fim que ela deseje atingir, dissociamos as engrenagens cuja união é indispensável ao bom funcionamento da máquina humana, fazemos da criança um autômato que sabe, talvez, obedecer, mas já não sabe querer." (Claparède, 1958, p. 138).
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