quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Teorico

ÉDOUARD CLAPARÈDE
Um pioneiro da psicologia infantil


O cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento.

"Façamos por que as atividades que reclamamos da criança sejam mais do círculo de suas preocupações naturais. A criança é um ser feito para brincar. O jogo, eis aí o artifício.que a natureza encontrou para levar a criança a empregar uma atividade considerável, atividade útil a seu desenvolvimento físico e mental. (...) fazer de seus instintos naturais aliados e, não, inimigos. E, para isso, não separemos a instrução da ação.Não esqueçamos que a inteligência, a atenção não passam de instrumentos destinados a preparar a ação; é essa função própria. (...) Habituando a criança a trabalhar somente sob ordens e sem que se lhe tenha feito compreender a significação de seu trabalho, sem que se lhe tenha adquirido o consentimento interior para o esforço que dela se reclama, sem que se tenha estabelecido em seu espírito um laço racional ou afetivo entre esse esforço e certo fim que ela deseje atingir, dissociamos as engrenagens cuja união é indispensável ao bom funcionamento da máquina humana, fazemos da criança um autômato que sabe, talvez, obedecer, mas já não sabe querer." (Claparède, 1958, p. 138).

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