A argentina Emilia Ferreiro psicolinguista teve uma grande influência sobre a educação brasileira. Seus livros causaram impacto sobre a idéia de alfabetização no país e influenciou até mesmo as normas que estão nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Suas pesquisas concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita, e agora tornou-se referência para o ensino brasileiro.
As idéias desenvolvidas por ela, justifica a presença do ambiente alfabetizador desde cedo (educação infantil).
"a simples presença do objeto não garante conhecimento, mas a ausência do objeto garante o desconhecimento. Se eu quero que a criança comece a construir conhecimento sobre a língua escrita, esta tem de existir . Se eu a proíbo, garanto que a criança não possa se fazer perguntas sobre esse objeto porque eu o fiz desaparecer dentro da sala de aula.
Se proíbo a língua escrita, crio um ambiente escolar no qual a escrita não tem nenhum lugar, ao passo que no ambiente urbano a escrita tem seu lugar; imponho que as educadoras funcionem como se não fossem pessoas alfabetizadas. Em outras palavras, crio uma situação anômala". palavras de E. Ferreiro
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