quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Coordenador

Segundo Silvana Augusto, o papel do coordenador é “mais do que resolver problemas de emergências e explicar as dificuldades de relacionamento ou aprendizagem dos alunos, seu papel é ajudar na formação de professores”, “ele se faz cada vês mais necessário porque professores e alunos não se bastam”. A função primordial do coordenador é formar professores, para Silvana Augusto o coordenador precisa: - Dispor segundo certa ordem e método as ações que colaborem para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola; - Organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação e da prática; - Arranjar as rotinas pedagógicas de acordo com os desejos e necessidades de todos e - Ligar e interligar pessoas, ampliando as ambientes de aprendizagem. “O coordenador centraliza as conquistas do grupo e assegura que as boas idéias tenham continuidade.” Desafios do coordenador pedagógico http://revistaescola.abril.com.br/


Entrevista um coordenador de Ensino Médio


1) Qual sua concepção sobre o Ambiente Alfabetizador?
R:
Ambiente Alfabetizador significa a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimento; ex: alfabeto móvel e ilustrado (alfabeto da Xuxa), cantinho da leitura (folhetos, revista, jornais, gibis) cartazes fixados na parede (lista de palavras: animais, frutas, objetos, etc).
As crianças possuem diferentes preferenciais por uma atividade ou outra, cada crianças também tem um ritmo que lhe é próprio, ou seja, como ele se comporta com os itens relacionados acima, portanto é necessário que cada criança tenha materiais concretos para sua aprendizagem.

2) Como você auxilia os professores a estar sempre mudando o Ambiente Alfabetizador em sala de aula?
R:
A escola por ser do Ensino Fundamental ciclo II, são poucos os professores que utilizam os recursos didáticos para fazer um ambiente alfabetizador, porém os recursos mais utilizados são: folhetos de mercado, jornais, revistas e gibis, cabe ressaltar que cada professor tem sua didática e são poucos que estão propostos a tentar a fazer a diferença.

Nenhum comentário: