quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Telma Weisz


A educadora critica os professores que insistem na cartilha para alfabetizar e diz que é preciso aprender a ensinar de outra forma.

Quando a criança tem a possibilidade de participar ou mesmo observar situações em que a escrita e sua linguagem específica estão presentes, ela vive num ambiente alfabetizador.
É preciso, no entanto, tomar cuidado com a expressão "ambiente alfabetizador". Muita gente, com a melhor das intenções, confunde a idéia. Não basta encher a classe com coisas escritas nas paredes. É muito mais do que isso.





O trabalho em grupo é essencial para estimular na criança a cooperação e solidariedade com os colegas, ocorre uma troca de conhecimento.








Fundamentações teóricas da concepção dos professores sobre o Ambiente Alfabetizador



Especialistas como Paulo Zimbers, arquiteto e consultor do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), e Beatriz

Fedrizzi, paisagista formada em Agronomia, com mestrado e doutorado, especialista nas relações pátio-estudo estão realizando projetos para inovar o processo aprendizagem.

O pátio da escola um espaço para brincar e aprender, organizado, ele melhora a relação entre todos na escola, reduz a agressividade e a indisciplina dentro da classe. Sala de aula ao ar livre.
Alguns exemplos de como cada disciplina podem usar o pátio como ambiente alfabetizador:










Educação Física: Jogos, ginástica e esportes promovem a saúde e o desenvolvimento das habilidades motor.










Língua Portuguesa: Histórias podem ser lidas debaixo de árvores ou em um cantinho da leitura
Ao ar livre fica mais fácil promover debates e encontrar inspiração para escrever.











Matemática: Na horta, que tal anotar o número de sementes plantadas e conferir quantas de fato germinaram para ensinar porcentagem?
O chão pode ser usado para desenhar figuras geométricas e os muros e cercas, para estudar áreas e medidas.







Ciências naturais: É possível falar sobre o globo terrestre, o clima, as ciências físicas e biológicas. Um relógio de sol ensina o conceito de tempo e as estações do ano.















Artes: Folhas, galhos de árvores e terra podem ser facilmente usados como material artístico.
Incentive a criação de desenhos em superfícies lisas usando giz ou tinta.
PRÁTICA E TEORIA EM SALA DE AULA



Nenhum comentário: