quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Entrevistas com alunos da 1ºsérie

Perguntas:

  1. Como você gostaria que fosse a sala de aula?
  2. O que você gostaria de estudar?
  3. Você sabe ler? O que?


Aluno 1:

1-Queria que fosse lega. Com mais livros, que todos sabiam ler e escrever, numerais, mapas, mais mesas e cadeiras, uma sala grande, mais cartazes, fotos do que nos podemos fazer.

2-Matemática, muitas coisas, queria aprender melhor a escrever de letra de mão, historia que a professora conta, folhinha para aprender ler.

3-Sim, livros, as coisas que a professora põe na losa, gibi, e histórias: Branca de Neve, Três Porquinhos, Peter Pan.

Aluno 2:

1-Brincadeiras, historias nos cartazes.

2-Ler, flor e cavalo.

3-Sim, (ela disse sim, mais não sabe)

Aluno 3:

1-Cor de rosa, jogar os jogos que estão aqui porque a professora não deixa a gente jogar, monte de carteiras e mesas, os nomes de todo mundo com letra de mão, que não tivesse papel de ônibus, monte de dinossaurinhos, mais livros por que já li todos que tá aqui.

2-Matematica, continha de vezes, espanhol, português, tudo, historias, eu já sei falar espanhol todas as vezes que eu vou assistir filme eu coloca no espanhol.

3-Sim, monte de coisa calendario, numeros, dias da semana, meses, mais um monte de coisas.

Aluno 4:

1-Tá bom desse jeito.

2-Só matematica, contas, caça-palavra.

3-Sim, tudo menos de letra de mão.

Aluno 5:

1-Cantinho de brincadeira, com bonecas para brincar quando terminar a lição, dia da brincadeira, maracar um dia para todos trazer um brinquedo. Tá bom assim, não vou ser muito exigente.

2-Livros, pesquisar se as historias são iguais em todos os lugares (comparar se uma historia é contada da mesma forma em todos lugares ou livro).

3-Mais ou menos, com letra de mão e de maquina eu não sei.

Aluno 6:

1-Video Game, bike, calendário, mais livros, mais amigos, mais alunos, uma prô boazinha, que o João Vitor mudasse por que ele é chato, muita coisa, que a escola fosse perto da minha casa por que lá todo mundo gosta de mim, que meu pai. Minha mãe e meu irmão fosse legal e parasse de me bater, mais uma professora por que três é melhor, que o muro da escola fosse mais para trás para a sala ficar maior, brincadeiras de dama e brincar com meus amigos.

2-Dinossauros, os bichos onça, tigre e leão e mais coisas.

3-Não, só sei o nome das letras e sei ler os nomes da placas (logotipos) das lojas. Mas não sei como é a praia nunca fui, só sei que tem terra.

Aluno 7:

1-Doce, brinquedos, desenhos na parede de bichos, computador, parquinho e carrinho.

2-Tabuada, fazer carrinho e desenhar.

3-Sim, livros, só algumas letras, poesia, revistas e cartazes de propaganda.

Aluno 8:

1-Mais livros, revistas de pessoa.

2-Matematica, contas, as frutas e animais.

3-Não. (sabe ler logotipos)

Aluno 9:

1-Salão de cabeleleiros ali no cantinho para brincar, um monte de livros pendurados na parede, alfabeto com animais, janelas dos dois lados, queria contar historias la na frente, losa com desenhinhos bem pequenininhos, mesa de pau para não se machucar no ferro, áquario, monte de desenho colado na paredeHello Kitty, borboletas, flor, matinhos, estrelas no teto e na parede aquelas que brilha no escuro, bichinho e plantinhas em cima da losa, todas mesas com revistas, cadeira macia e quente, monte de coisa bonitas, doces de graça e uma bolsa nova para cada aluno.

2-Escrever o nome da escola, fazer letra de mão que eu ainda não sei, letras coloridas, escrever meu nome inteiro, ler e escrever direitinho, lê o alfabeto inteiro, desenhar o pica-pau e como ele faz aquele barulho, fazer etiqueta, flores, o céu, rua, queria ver como a lua anda, como a borboleta se transforma, aprender contar cabelo, letra de mão pequena e fininha.

3-Não, só sei ler bolacha, salgadinho, pipoca, e ler os nomes da loja, minha tia me ensina ler mas eu não consigo, sei ler tapete, mesa, celular, caneta, meu nome e sei ler nome de todas as pessoas da sala (ela já decorou o nome dos alunos que estão na parede)

Aluno 10:

1-Livros pra gente estudar.

2-Bichos e peixes

3-Mais ou menos, sei ler uva, maça, abacaxi, morango, lição que a professora passa na losa e livros.

Aluno 11:

1-Boa, bucado de coisa, tudo, livros e saber ler.

2-Matematica, ciências e português.

3-Mais ou menos, historia, imagens e livros.

Aluno 12:

1-Pessoas comportadas, alguma coisa legal e poder brincar com os brinquedos que tem na sala, canto da leitura para a professora ler.

2-Espanhol.

3-Sim, tudo, todas as letras.

Aluno 13:

1-Mais livros, cadeira e mesa quadrada igual a do presinho, porta bonitinha cor-de-rosa, queria que todo mundo tivesse cabelo bonito.

2-Continhas de mais e menos, divisão, escrever historias.

3-Não. (sabe ler logotipos)

Fontes:

http://www.superane.com.br/educacao.php
http://www.superane.com.br/educacao.php?idnot=211&tit=o_papel_do_aluno

http://revistaescola.abril.com.br/online/reportagem/papel-professor-302319.shtml
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/aprendizagem/construtivismo.jpg&imgrefurl=http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295360.shtml3Fpage%3Dpage2&usg=__fbwzGrRfi67QOWh_e4y0JzCmTkA=&h=180&w=256&sz=36&hl=ptBR&start=50&um=1&tbnid=vx3lbvrcLSeMiM:&tbnh=78&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Dprofessor%2Bno%2Bensino%2Bconstrutivista%26start%3D40%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

Nenhum comentário: